quarta-feira, 5 de março de 2008

Internet: Banda larga móvel em Portugal cresceu 37% no último semestre de 2007

Portugal assistiu, no último semestre de 2007, a um crescimento exponencial da utilização da banda larga móvel com um aumento de 37 % do número de utilizadores, atingindo um valor global superior a 1,2 milhões de utilizadores.
O relatório i2010 da Comissão Europeia, publicado em 2007, posicionou Portugal como o terceiro país europeu com maior número de subscritores 3G.
Segundo o Broadband Scorecard da European Competitive Telecommunications Association (ECTA), recentemente divulgado, Portugal tem hoje uma taxa de utilização de Banda Larga Fixa de 15,65 por cento, tendo subido 1,75 pontos percentuais em relação ao relatório anterior.

A soma agregada de utilizadores de banda larga fixa e banda larga móvel atinge cerca de 2,8 milhões de utilizadores.

“A relevância que assume em Portugal a utilização de Banda Larga móvel é um exemplo de como é fundamental considerar as duas formas de acesso para avaliar a penetração de banda larga num País. Essa tem sido a posição defendida por Portugal junto das organizações internacionais, responsáveis pela avaliação destes indicadores”, pode ler-se no comunicado enviado pelo gabinete do Coordenador Nacional da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico (Carlos Zorrinho).
O gabinete do coordenador do Plano Tecnológico atribui estes resultados ao “pioneirismo das ofertas dos operadores móveis” e ao projecto e-escolas “que já permitiu disseminar mais de cem mil portáteis” com banda larga de terceira geração.

Para mais informações, consultem: publico.pt

Sem comentários: