quarta-feira, 5 de dezembro de 2007
Os alunos e as TIC
Participe no debate "Serão os alunos diferentes por causa dos conteúdos digitais?":
1. Os alunos portugueses enquadram-se nesta realidade de miúdos com impressionantes competências tecnológicas (uso de live chats, blogs, emails e criação de recursos digitais) e capazes de realizar multi-tarefas ao mesmo tempo (multi-tasking)?
Eu acho que alguns dos alunos portugueses, principalmente alunos do 3ºciclo e Secundário, são “viciados” em computadores devido às diferentes actividades, sites e jogos que a Internet nos proporciona.
No entanto, existem alunos que só utilizam a Net para pesquisa e para conversarem com os amigos online (MSN).
Na minha opinião, a Internet tornou-se indispensável na vida dos adolescentes, como a televisão. Hoje em dia, os jovens não conseguem viver sem os computadores e a Internet.
2. Estão os professores portugueses preocupados em adaptar-se a esta nova realidade, dominada pelo uso e o domínio de conteúdos digitais como forma de expressão?
Na minha opinião, actualmente os professores sentem-se “obrigados” a saber “dominar” os computadores, visto que a informática é um factor muito importante para o desenvolvimento do ensino em Portugal.
Actualmente, muitos professores dão aulas em, por exemplo, PowerPoint. E muitas vezes, tentam “despertar” a atenção dos seus alunos para a Informática e para a Internet.
3. Serão os conteúdos digitais uma mais valia para o processo ensino-aprendizagem? De que forma?
Como referi na questão anterior, eu penso que a informática é um factor muito importante para o desenvolvimento do ensino português porque hoje em dia um computador é indispensável na vida de um estudante e de um professor.
Os conteúdos digitais são uma mais valia para o processo ensino-aprendizagem pois muitos jovens utilizam os computadores para pesquisa e elaboração de trabalhos escolares. E também porque os professores utilizam a Net para ensinar os seus alunos e, muitas vezes, para preparar as suas aulas.
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